quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Plano para fábrica de roupas

Foi-se o tempo em que usar moda era para poucos. Por causa da evolução dos tempos e variação dos materiais utilizados na confecção e pelo caimento perfeito, vestir moda é a paixão de todas as mulheres. Hoje, as roupas femininas ganharam sofisticação e status, graças a novos desenhos, modelagens, cores e tecidos. Além disso, conforme estudiosos, a roupa impressiona.
Mercado
A evolução dos materiais, aliada a uma mudança na mentalidade das pessoas que perceberam a importância da roupa como expressão de personalidade, colaboraram para a ampliação do mercado, viabilizando a criação de produtos específicos para cada tipo e gosto. A tendência do setor é de crescimento, beneficiando-se principalmente da tecnologia que torna os tempos muito mais modernos, as informações mais rápidas e a exigência de variação no vestuário uma necessidade.Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso desse negócio. Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".
Estrutura
A estrutura básica contará com espaço de produção de pilotagem, apenas para desenvolvimento de coleções e modelagem.
Investimento
Investimento Inicial: Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 15.000,00Capital de Giro: R$ 5.000,00Investimento em equipamentos e instalações: R$ 10.000,00Faturamento bruto mensal previsto: R$ 6.000,00Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento. Nosso caso trata-se de produção terceirizada, então o gasto com equipamentos e instalações é muito menor.
Clientes
Os principais clientes das confecções de moda: mulheres (20-40 anos), adolescentes, classes A B.
O Produto
A idéia é um conceito novo de moda, com peças atuais baseadas nas novelas, moda de rua, clássicos e revistas, que por si já fazem propaganda. Roupas sofisticadas com preço acessível, que dê condições para a mulher renovar constantemente seu guarda-roupa, pois novidade é o que vale.
Linha de produtos
- vestido – calça – blusa- macacão – short – saia
Processo
A atividade da confecção engloba, basicamente, as seguintes etapas:- Modelagem;- Corte;- Costura;- Aviamento;- Acabamento;- Controle de qualidade;- Embalagem.
Alternativas de produção
A terceirização é um ponto controverso entre os fabricantes de roupas profissionais. Para alguns, ela é prejudicial à qualidade, para outros, dá agilidade à produção. Nestes casos, as peças são cortadas na fábrica e então enviadas para a oficina terceirizada que efetua as "costuras gerais". Na fase de acabamento, voltam para a fábrica, onde será finalizado o processo. Detalhes como bordados especiais também podem feitos fora. As vantagens observadas pelos empresários adeptos da idéia, são uma administração mais fácil, mas com uma atenção redobrada com a qualidade. Esta qualidade é resultado da observação na produção aliada a treinamentos constantes.
Matéria-prima
Aconselha-se a escolha cuidadosa dos tecidos, porque existem materiais alternativos que não oferecem qualidade. Nosso caso usaremos os tecidos mais atuais e comerciais, tais como:
· Viscolycra
· Popeline e strech
· Jersey
· Algodão plano
· Algodão fio 30
· Tafetá
· Cetim
Período de criação
A renovação acontece de 3 em 3 meses, ou seja com coleções outono /inverno, primavera/verão e alto verão que inclui festas.
Começando
Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Administração de Pequenas Negócios entre outros.
Divulgação
O ditado popular diz que "a propaganda é a alma do negócio", e realmente é, principalmente a feita boca-a-boca que traz aqueles clientes fiéis.Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso ? Bem, a primeira sugestão é partir para uma análise da sua realidade: Identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização avaliando, paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Não perca de vista que o marketing deve ser contínuo e sistemático.Considere ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.
Uma idéia é fazer encontros organizados intimamente para divulgação e venda das peças. Eventos com informação de moda, dicas de beleza,relacionamento, looks para festas e desfile. Trabalhar com delivery é uma tendência forte de mercado, já que provar roupa em casa é muito mais confortável que na loja, além de ser muito menos custoso que manter uma loja.
COLEÇÃO
55 PEÇAS DE MODELOS DIFERENTES SENDO:
· 15 blusas (composta, decotada, balada, básicas, festa)
· 5 calças (tradicional, moda, dia-a-dia)
· 3 shorts (praia, balada)
· 3 bermudas (social, moda)
· 4 saias ( longa, curta, moda)
· 6 macacões (festa, dia-a-dia)
· 4 macaquinhos(dia-a-dia, praia, moda)
· 10 vestidos(festa, moda, dia-a-dia, longo, curto)
· 5 Home wear ( roupas para ficar em casa com conforto)
Inicialmente a produção será de 500 peças, usando os tamanhos P M G, as cores serão 7 e as estampas serão 4 . Cada modelo de cor lisa será variado em 3 cores. Desta forma a coleção atinge mais pessoas de gostos e tamanhos diferentes

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