domingo, 11 de setembro de 2011


FACÇÃO

 
 
Apresentação

Facção é o nome dado às empresas que fazem serviços exclusivamente para confecções. Em outras palavras, ela é uma confecção que não possui marca própria, estilistas, desenhistas, lojas, etc.

A idéia de facção surgiu a partir da tendência de terceirização de serviços que vem ocorrendo em todas as áreas, geralmente, a escolha da opção pelo sistema de facção, é resultado de identificação como uma saída para o empresário que montou uma confecção, mas não conseguiu sucesso com sua marca própria. Assim, já que ele possui máquinas e empregados, ele oferece seus serviços a uma confecção de sucesso, que se tiver interesse irá contratá-lo para produzir suas roupas.

Mercado

Atualmente, o sistema de facção é utilizado por grandes redes de lojas departamentalizadas e em grande escala para pequenos e médios lojistas.

Localização

Em cidades grandes existem regiões que se especializam em um determinado tipo de negócio - Pólos Industriais, neste caso, o lugar ideal, é próximo às confecções. No caso das cidades menores, é aconselhável um local razoavelmente central, de fácil acesso, e de preferência de baixo custo.

Estrutura

Quanto ao imóvel, o ideal é um bom galpão, distribuído à administração do negócio, produção, estocagem, recepção e expedição de matéria-prima e mercadorias destinadas aos clientes. Para a administração, usar salas separadas ou colocar divisórias.

Equipamentos

Os queipamentos vão variar de acordo com o tipo de peça e de tecido a ser confeccionado. Um projeto básico contempla:
- Máquinas de corte de tecido;
- Máquinas de costura;
- Máquinas para dar o acabamento às peças;
- Mesas especiais para confecção;
- Móveis de escritório, computadores, etc.

Investimento

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma facção de pequeno porte, montada numa área de 50m², será necessário um investimento de R$ 15.000,00 aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário
decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

Investindo em Automação

Uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso é automatizar as diversas atividades desenvolvidas. A automação melhora o dinamismo dos serviços oferecidos, reduzindo filas, tempo de espera, agilizando a emissão de notas fiscais, entre outros. Existem muitas opções que possibilitam essa facilidade: caixas eletrônicas isoladas ou integradas, impressoras para preenchimento automático de cheques, impressoras de notas fiscais nos caixas, código de barras nos produtos, banco de dados sobre cada produto ou serviço e cadastro de clientes.
Investigue de que forma a adoção de um equipamento dessa natureza pode ser capaz de incrementar seus lucros.

Pessoal

Uma pequena empresa pode iniciar as atividades com um número reduzido de empregados. Computando-se aproximadamente quatro, entre eles: uma costureira, uma para corte e acabamento, dois auxiliares, além de você na gerência e administração do negócio.

Na hora de selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa, você deve levar em consideração as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão. Na linha de produção, por exemplo, é fundamental que empregue mão-de-obra qualificada, que na maioria dos casos não se encontra pronta no mercado, tendo assim, que formá-la usando as diversas opções de treinamento. Já na área de vendas, saber ouvir, ter boa vontade, ser persistente e flexibilidade, são mais relevantes.
Mas existem características que são comuns a profissionais de todas as áreas: pessoas felizes com a vida, criativas, ágeis, prestativas e que tenham iniciativa. Essas características podem ser desenvolvidas através de treinamentos periódicos, lembrando que não só os funcionários e gerentes devem ser treinados, mas também, o dono do empreendimento deve sempre se atualizar para se manter competitivo no mercado.

Processos Produtivos

O processo produtivo segue os seguintes passos:
- 1º PASSO: após acertado de forma dinâmica os detalhes (preço, consumo médio por peça, quantidade, etc.), o cliente compra o tecido, e entrega na facção;
- 2º PASSO: consiste no corte, industrialização, lavagem e acabamento, geralmente este processo leva um período de 25 dias;
- 3º PASSO: após revisão criteriosa as peças são embaladas e despachadas para o cliente com NF de serviço (mão-de-obra + aviamento) juntamente com a NF de devolução do tecido.

Começando

O plano de produção, neste caso, quem faz é o cliente, o empreendedor apenas deve ter a infra-estrutura necessária para executá-lo.

Clientes

Esse é o tipo de negócio que tem seu cliente claramente definido: são as indústrias de peças do vestuário em geral. Você deve selecioná-los a partir da estrutura que montar, por exemplo: há máquinas específicas para cada tipo de tecido.
Os empresários que contratam uma facção são aqueles que não querem ter dores de cabeça com a compra de mais máquinas, contratação de pessoal, etc., por isso ele terceiriza a produção.

Divulgação

Fazer a divulgação dos produtos é essencial, esta pode ser feita através de propagandas, freqüentar reuniões setoriais (como feiras de moda, por exemplo), mas aproveitar a lista telefônica da cidade para fazer uma mala-direta às confecções próximas, tornando o serviço mais conhecido.

Diversificação

Sabendo que equipamentos e serviços opcionais fazem a diferença no mercado,
os empresários do ramo estão sempre procurando novas formas de apresentar os produtos e torná-los mais atrativos que os do concorrente. Como forma de incrementar as vendas o empresário pode oferecer, por exemplo: serviço de bordado.

Lembretes

Algumas dicas importantes:
- Produção Direcionada. Um fator importante para se obter sucesso com uma facção é especializar-se em um tipo específico de trabalho. Jeans, por exemplo. Ter os profissionais, máquinas e conhecimento para fazer peças em jeans (e as faz com boa qualidade), as chances de sucesso ao fechar contratos com confecções de peças em jeans são altas.
Qualidade é a palavra-chave, a confecção que contrata uma facção é aquela que já possui um nome no mercado, e ela nunca se arrisca a terceirizar seus serviços caso haja chances de seu padrão de qualidade ficar comprometido.
- Carta de Clientes Garantida. Outro fator importante é que futuro empreendedor conheça ou tenha um bom conhecimento deste ramo de atividade, não é recomendável abrir uma facção sem que antes já tenha contatado uma boa quantidade de empresários que possuam confecções e já possua contratos em vista.

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